O que é ser CRIATIVO, para mim


O que é ser criativo? Algum amigos, a maioria designer gráficos, quando olham para um trabalho, ou mesmo uma ilustração ou peça gráfica exclamam: – Puxa, que criativo!! – ou – Que trabalho legal! – e logo em seguida vem com uma lamentação: – Puxa, queria eu poder fazer trabalhos tão criativos assim.

O que a grande maioria esquece é que um trabalho criativo depende muito do problema do cliente, dos recursos e principalmente da aprovação deles.

Na empresa onde trabalho atualmente, um setor voltado para o público infanto-juvenil e evangélico, há sempre um grande desafio, grande mesmo. Nós temos que montar todos os meses um jornal e um planejamento para as aulas domínicas. O problema aqui cai em primeiro lugar que temos quer ser muito criteriosos com o tipo de ilustrações e grafismos que vamos usar, cores também é claro. Outro é que para uma equipe que trabalha mais de dois anos no mesmo jornal parece ver se repetir alguns temas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e as datas comemorativas da instituição. Muitos dos meus colegas reclamam: – puxa novamente Dia das Pais – Que capa vou fazer? – Ah! Novamente, Independência do Brasil. O que muitos se esquecem é que nestes casos é que podemos realmente exercer nossa criatividade e digo mais são nessas horas que podemos ver quem são realmente criativos, pois acredito que seja muito mais simples ou fácil ser “criativo” quando se pode fazer o que quer, isso para mim esmera a arte plástica, onde o indivíduo pode expressar seus sentimentos usando os meios disponíveis. Nós DG, até podemos em nossos projetos pessoais, mas acredito que não devemos em projetos de nossos clientes, afinal de contas não é nosso e sim deles. Voltando ao assunto principal, quando um de meus amigos falam sobre isso gosto de lembrar que a Rede Globo todos os anos faz a mesma coisa no fim de ano, isso além de todo ano termos o especial do Roberto Carlos. E mais lembro que na Grécia antiga se lia a mesma peça. O que devemos fazer nesse caso é sermos realmente criativos e dar uma roupagem nova a capa a matéria, usarmos as mesmas linguagens de forma nova tentar transmitir ao leitor a mesma informação de maneira atrativa e inovadora. Acredito que este seja realmente a função de uma bom DG, criativo e profissional.

Technorati Marcas: ,,
This work is licensed under a Creative Commons license.
[tweetmeme only_single=”false”]

Deixe um comentário